terça-feira, 1 de julho de 2014

GEZ - Licença de Televisão e Rádio

Este assunto dá muito que falar, mas tentarei ser o mais objectiva possível. A verdade é que ninguém, nem Alemães nem estrangeiros, quer pagar esta taxa, a qual consideram ser injusta.
A GEZ (Gebühreneinzugszentrale) é a instituição responsável pela recolha dos lucros provenientes do pagamento das taxas das licenças de televisão e rádio. Estas taxas suportam os serviços nacionais televisivos (ARD e ZDF) e de rádio (Deutschlandradio).  
Supostamente, todos os inquilinos têm de pagar uma taxa mensal de 17.98€ por apartamento para suportar estes serviços. Como referi, a taxa é por apartamento e não por pessoa. Por exemplo, apesar de eu e o meu marido estarmos registados na mesma morada, só um de nós é que tem de pagar a taxa. Se se vive com várias pessoas, suponho que este valor seja dividido por todos. Por vezes, este valor já está incluído na renda da casa ou o senhorio é que paga, depende. Porém, o mais provável é terem de o pagar.
Após receberem a carta, o próximo passo é fazer o registo e efectuar o primeiro pagamento, podem fazer o registo através do site Rundfunkbeitrag. É só escolher a opção Bügerinnen und Bürger e, de seguida, Anmelden. A partir daí, basta preencherem o questionário. Se tiverem recebido uma carta e já alguém estiver a pagar a taxa, este é o momento em que podem escolher essa opção no formulário para ficarem isentos. Caso mudem de casa, ao actualizarem o vosso registo no Bürgeramt, irão passar a receber as cartas na nova morada. Eles arranjam sempre forma de vos encontrar.  
Após o preenchimento, irão receber com regularidade uma carta com o valor que têm de pagar. Por exemplo, como escolhi a opção de pagar a cada 3 meses, de 3 em 3 meses recebo a dita carta com o valor de 53.94€ para pagar.
Exemplo da factura trimestral da GEZ
Conheço muitas pessoas que se recusam a pagar e que já receberam inúmeras cartas de aviso. O que acontece se não pagarmos? Sinceramente não sei. Penso que se terá de pagar o valor em atraso e uma multa. Eu acho que esta taxa é injusta e extremamente elevada, é ridículo. Há quem diga que é ilegal e, actualmente, penso que estão a tentar provar isso e, pelo menos, fazer com que esta taxa seja diminuída. No início, ainda pensei em não pagar nada, mas como não estou no meu país, e com o azar que tenho nestas coisas, decidi que era melhor engolir o sapo e pagar. Fica ao critério de cada um. 

Sem comentários:

Enviar um comentário