sábado, 28 de junho de 2014

Meios de Transporte em Frankfurt

Se há algo que eu aprecio verdadeiramente na Alemanha, são os transportes públicos (com uma exepção que irei referir mais à frente). No geral, e pelo menos em Frankfurt, cobrem uma área bastante extensa da cidade e circulam com frequência. Na minha opinião, ter um carro em Frankfurt não é mesmo nada necessário. Enquanto que em Portugal não conseguia viver sem carro, especialmente vivendo na margem Sul, aqui não acho que seja um grande problema não ter carro.


Transportes Públicos:

Há 3 tipos principais de transportes públicos em Frankfurt: o eléctrico (Straßenbahn), o autocarro, (Bus) e o comboio (Bahn/Zug).
Os bilhetes e passes servem para todos estes transportes desde que não se ultrapasse a zona que abrange a cidade de Frankfurt (zona 5000, se não estou em erro). Os bilhetes para os eléctricos e comboios são comprados nas máquinas de venda automática que se encontran nas paragens ou nos respectivos quiosques. Os bilhetes dos autocarros são comprados nestes locais ou junto dos motoristas, tal como em Portugal.
Ao contrário de Portugal, os passes mensais e anuais nem sempre são cartões pessoais e intransmissíveis. Normalmente são apenas bilhetes de papel iguais aos bilhetes de uma viagem só: 
Exemplo de um passe mensal a partir das 9h
Só conheço uma pessoa que decidiu fazer um passe pessoal, não sei porque razão, visto que quando se tem um passe de papel pode-se emprestá-lo ou até vendê-lo caso deixe de ser necessário. De qualquer forma, para quem quiser, há esta possibilidade. 
Máquina de Venda Automática
Ao contrário de Portugal, não há cancelas ou locais onde validar o bilhete/passe. Aqui há apenas revisores que aparecem de vez em quando. Caso se seja apanhado sem bilhete válido, a multa é de 40€. Quando se compra um passe mensal, existe a opção de comprar um que permite a deslocação apenas a partir das 9h da manhã. Esta versão do passe mensal é mais barata e compensa para quem só sai de casa depois das 9h. A maioria das máquinas de venda automática vendem todas as opções de bilhetes e passes, porém, e em especial nas paragens dos eléctricos, algumas não vendem os passes mensais e anuais.
Duas pequenas curiosidades acerca dos autocarros: não é necessário fazer sinal para estes pararem, ao contrário do que acontece em Portugal, e pode-se entrar pela frente ou por trás pois não é necessário mostrar o bilhete/passe ao motorista. A única exepção é durante a noite/madrugada. Nesta altura, apenas se pode entrar pela porta da frente e tem de se mostrar o bilhete ao motorista.

Preços dos Bilhetes e Passes:
1 viagem - 2.60€
1 dia - 6.60€
1 semana - 24.40€ 
1 mês - 83€
1 mês a partir das 9h - 66.40€
1 ano - 830€

Quando se compra um bilhete para fora da zona principal, caso já se tenha um bilhete ou passe para esta zona, deve-se seleccionar a opção Preisstufe 3Desta forma, paga-se apenas a deslocação fora da zona principal. No principio, quando não sabia isto, cheguei a pagar o bilhete inteiro para Wiesbaden, mesmo tendo o passe mensal. Acabava por pagar 2 zonas em vez de apenas 1.  

Em Frankfurt, os eléctricos e os autocarros fazem parte da RMV (Reihn-Main-Verkehrsverbund) enquanto que os comboios pertencem à DB (Deutsche Bahn).


Aspectos Negativos dos Transportes:

* Na minha opinião, a Detsche Bahn funciona extremamente mal. Não sei se é porque os comboios aqui fazem percursos mais longos, ou porque simplesmente não são organizados, mas os comboios estão frequentemente atrasados. Não importa se são de alta velocidade, regionais ou locais, todos se atrasam. Quando fomos a Amesterdão em 2012, por exemplo, o nosso comboio de Frankfurt para Düsseldorf atrasou-se mais de 30 minutos. Como íamos apanhar o último comboio do dia para os Países-Baixos que saía de Düsseldorf (o qual acabámos por perder, obviamente), tivemos de passar a noite num hotel. Felizmente não tivemos de pagar nada pela estadia mas atrasou-nos os planos. Por isso, se fizerem viagens de comboio, especialmente de longo curso, tenham em conta os atrasos.
* Outro ponto negativo nos transportes públicos em Frankfurt é o mau tempo. Sempre que neva, nem que seja um bocadinho, os transportes atrasam-se todos. Principalmente os comboios e os eléctricos. Preparem-se para saírem de casa mais cedo caso tenha nevado na noite anterior. 


Aspectos Positivos dos Transportes:

Há vários aspectos positivos, mas há dois que considero ser interessantes e que são novos do ponto de vista português:
Straßenbahn
*Quem tenha um passe semanal, mensal ou anual pode levar consigo uma pessoa a partir das 19h nos dias de úteis ou todo o dia nos fins-de-semana e feriados, sem que essa pessoa necessite de comprar bilhete. *Caso não haja autocarro ou eléctrico por alguma razão, a RMV disponibiliza táxis que levam as pessoas até às paragens afectadas sem qualquer custo. No outro dia, houve um acidente entre um eléctrico e um carro a meio de um percurso. Por este motivo, tive de sair bem antes da minha paragem e, infelizmente, o autocarro que fazia o mesmo percurso ainda ia demorar. Após estar cerca de 5 minutos há espera, pararam uns 6 táxis na paragem do autocarro e perguntaram se havia alguém que tivesse saído do eléctrico e que quisesse boleia até ao final do percurso. Um dos taxistas levou-me até à paragem do eléctrico que eu pretendia e, pelo caminho, foi apanhando pessoas nas outras paragens. Não tive de pagar nada e não me pediu sequer o passe para confirmar.

Para quem tiver dúvidas, necessitar de informação sobre os transportes ou pretenda comprar qualquer tipo de bilhete para os transportes, existe um quiosque da RMV no centro de Haupwache. Talvez seja um local interessante para quem vem apenas visitar Frankfurt e pretenda alguma informação sobre os pontos turísticos e como lá chegar. 

Quiosque RMV
Para além disto, e em particular em relação a Frankfurt, considero o site da RMV bastante útil. Para além de estar em várias línguas (o português não é uma delas, infelizmente), se colocarem o ponto de partida e o ponto de chegada, o site dar-vos-à toda a informação sobre os transportes a apanhar e o horário dos mesmos. 

Carro:

Como já referi no inicio do post, ter carro, pelo menos caso se viva no interior de Frankfurt, é um pouco desperdício. O trânsito no interior da cidade é caótico nos dias de semana, já para não falar que a maioria das ruas tem apenas um sentido, o que faz com que seja necessário ir dar grandes voltas para se conseguir chegar a alguns locais. Para além destes motivos, os seguros aqui são bastante caros e cobrem, geralmente, apenas um condutor. Para cobrir 2 pessoas, por exemplo, é necessário pagar um valor de seguro ainda mais elevado. É também necessário mudar os pneus 2 vezes por ano, colocar pneus de Inverno e Verão, consoante a altura do ano. A gasolina aqui também não é das mais baratas, o que não ajuda. Fora estas despesas extra, que não se verificam em Portugal, ainda se tem de pagar os devidos impostos e inspecções.
Para quem viva nos arredores e trabalhe no centro da cidade, provavelmente ter um carro começa a ser uma boa opção, visto que, neste caso, o preço dos transportes públicos começa a ser  demasiado elevado, já para não falar no tempo que se perde na deslocação.
Claro que esta é apenas a minha opinião, conheço várias pessoas que têm carro aqui e gostam. Para além disso, dá sempre jeito para transporte compras e mobília e para ir passear ao fim-de-semana, mas, no geral, acho que é algo prescindível.  

Bicicleta:

Para quem vive perto do trabalho ou pretende dar umas voltinhas por aí, a bicicleta é sempre uma boa escolha. Em Portugal não é comum ver-se muitas pessoas a andarem de bicicleta no seu dia-a-dia, mas na Alemanha este é, sem dúvida, um meio de transporte bastante popular. Frankfurt tem um terreno bastante plano, o que facilita a circulação das bicicletas. Existem também várias pistas próprias espalhadas pelas cidades e locais onde as prender. Porém, é preciso ter em atenção que, por serem tão populares, as regras são mais rígidas. Aconselho a evitar circular nos passeios e a utilizar luzes durante a noite ou arriscam-se a levar uma multa.
Apesar de serem bastante populares, para meu espanto, reparei que as bicicletas aqui são bastante caras comprando com Portugal. Quando cá cheguei comprámos as nossas no Flohmarktem segunda mão, e mesmo assim foram 50€/60€.
Já agora, para quem estiver interessado, o Flohmarkt é uma espécie de Feira da Ladra que existe todos os segundos Sábados do mês entre as 9h e as 14h junto à margem do rio.

Localização do Flohmarkt
Rua: Schaumainkai

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